A SAP apresentou nesta quarta-feira (12) sua nova solução de Big Data voltada para o setor esportivo durante a realização do SAP Fórum, em São Paulo. A solução é considerada o terceiro pilar de atuação da empresa na área de esportes, focada na melhora de performance de jogadores em campo.
Já utilizada por equipes europeias, como o time alemão TSG 1899 Hoffenheim, da Bundesliga, a solução consiste em um série de sensores que podem ser anexados aos jogadores e ao gramado. Durante o treino, os sensores podem captar informações como velocidade, batimento cardíaco, posição que mais ocupa no campo, entre outros dados de rendimento.
Solução é demonstrada durante SAP Fórum, em São Paulo (Foto: Divulgação) |
"Os chips enviam informações através de antenas que ficam nos refletores dos estádios para a plataforma SAP Hana, que analisa e devolve a informação para o pessoal de gestão do time", afirmou o Head de Inovação do SAP Labs, Daniel Duarte, em entrevista ao Canaltech.
A ideia é que clubes sejam capazes de extrair valor das informações coletadas, que podem ser compiladas na forma de visualizações em 3D em tempo real.
O executivo reconhece que a soluçao ainda pode demorar um tempo antes de chegar aos campos, dada a resistência da FIFA em autorizar esse tipo de tecnologia nos jogos. Entretanto, times brasileiros já se reuniram com a SAP nesta semana e mostraram interesse na aquisição da solução para seus centros de treinamento. A empresa, no entanto, não revela quais os potenciais clientes.
Dentro do setor de esportes, a SAP opera sobre dois outros pilares, além da solução apresentada hoje. A primeira, gestão de arenas esportivas baseada em um ERP SAP, que envolve áreas como contabilidade, venda de ingressos, administração de alimentação e planos de manutenção. Nesse modelo, a SAP trabalha atualmente com equipes da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) e a liga de basquete NBA. Em novembro do ano passado, a empresa alemã fechou seu primeiro contrato para gestão no Brasil, com o Palmeiras.
O segundo pilar consiste em soluções voltadas para os torcedores presentes na arena, que podem fornecer capacidades de segunda tela, contando com informações em tempo real sobre a partida através de um login que o usuário pode fazer ao entrar no perímetro de rede do estádio.
Em março de 2013, a SAP definiu uma nova estratégia que passou a considerar o setor de esportes e entretenimento como uma nova vertical de negócios da empresa, englobando operações como eventos esportivos, shows e festivais. Atualmente, a SAP opera com outras 24 verticais. A empresa afirma que ainda não fechou números sobre o que o setor representa atualmente para a SAP, mas já demonstra que deve atuar com força nesta vertical nos próximos anos.
"Ela é de importância extrema para a SAP. O compromisso da vertical começou com o CEO da SAP, que tem relacionamento próximo com clubes norte-americanos como o New York Yankees e o San Francisco 49ers, da NFL", conta Duarte. "Agora ele cascateou isso para cada uma das regiões da SAP para trazer isso para os esportes locais".
Nenhum comentário:
Postar um comentário