quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

UNIVERSIDADES DEVEM INCLUIR SEGURANÇA DE BIG DATA E CLOUD EM SEUS CURRÍCULOS

Quando se trata de integrar as tendências da tecnologia da informação nos currículos de muitas universidades e faculdades, o sistema educacional tem ficado para trás na curva de aprendizado. Isto é verdade para a educação de Big Data, e infelizmente, a segurança de TI é necessária para proteger informações não estruturadas.
Os conceitos relacionados com a manipulação de grandes quantidades de dados são brevemente abordadas em cursos que se concentram em bancos de dados ou algoritmos. Mas quando big data é abordada em uma classe de algoritmos, é principalmente como uma justificativa para o ensino de diferentes algoritmos de classificação, essencialmente, ordenando listas em projetos de "big data".
Se as universidades oferecem aulas sobre big data, muitas vezes é como de pós-graduação ou cursos de extensão. Apesar de alguns serem de engenharia informática ou ciências da computação que incidem especificamente sobre big data, vemos o conceito aparecer em outros cursos; bio-informática, por exemplo, onde o processamento de big data é necessário para concluir uma tarefa especifica.

Segurança opcional 
Dado o vazio na educação de Big Data, ele deve vir como nenhuma surpresa que a segurança de big data não é coberta, na maioria dos currículos. Mesmo a nova proposta da Associação de Segurança Nacional e do Departamento de Segurança Interna com áreas de foco para os Centros Nacionais de Excelência Acadêmica que lista uma grande de segurança de dados como uma unidade de conhecimento opcional em três áreas de conteúdo.
Segurança de big data é importante, mas é difícil de ensinar por muitas razões de terminologia, segurança atual e sistemas de monitoramento, de infra-estrutura física e isso é só para começar. Em primeiro lugar, é difícil classificar o que se quer dizer com o termo "big data". Implica conhecimento incompleto do que pontos de dados podem estar no conjunto de armazenamento e tentar garantir aquilo que é desconhecido é difícil. Pense em prevenção de perda de dados, é difícil, se não impossível, para dizer se os dados sensíveis está deixando a instalação quando os dados não são enumerados.
Nós não estamos ensinando uma grande segurança de dados. Mas, em nossa defesa, como podemos garantir algo que é difícil de classificar? Além disso, como podemos ensinar outros a protegê-los? A nova classificação de big data apresenta um problema básico que precisa de resolução antes de fornecer soluções.

Novos métodos de segurança 
Será que as novas classificações de Big Data significam que novos métodos de segurança são garantidos ou podemos utilizar métodos que atualmente são implantados, só que em escala maior? No caso de Big Data, argumentamos que o tamanho e a complexidade exige mais do que apenas a escala de métodos de segurança de dados atuais.
Se pudermos ir além da terminologia e falta de conhecimento, é preciso repensar a implementação de sistemas de segurança e monitoramento no caso de Big Data. Em sistemas de segurança e monitoramento atuais, escrever e analisar arquivos de log é a principal técnica utilizada para capturar eventos e indicar quando brechas de segurança são tentadas ou bem sucedidas. No mundo de hoje, ouvimos lamentações de como grandes arquivos de logs crescem e como é difícil de separar os dados úteis a partir do ruído(lixo), mesmo com a ajuda de um produto especifico de algum fornecedor para facilitar esta tarefa. No mundo do big data, a complexidade dos sistemas de segurança e monitoramento só crescem exponencialmente.
Embora, muitos fatores compliquem a segurança do Big Data, uma última questão que queremos ressaltar é que o Big Data, muitas vezes estão na nuvem. Portanto, as discussões sobre métodos de segurança para Big Data incluem segurança em nuvem. Nenhum destes temas está maduro e será uma ação necessária das organizações tomar as medidas de segurança, será necessário considerar que tais medidas irão trabalhar com dados em nuvem.
A partir da perspectiva educacional, acreditamos que o ensino de segurança em Big Data começa com os fundamentos de segurança de dados que são ensinadas em todos os programas de segurança. Não há nenhuma base mais sólida para as grandes discussões de segurança de dados do que uma compreensão profunda e ampla dos conceitos de segurança, no entanto, as complexidades adicionais que big data contribui para o problema da necessidade de segurança devem ser incluídas no currículo.

Enquanto acreditamos que a melhor maneira para os alunos aprenderem é através de experimentos de laboratório ou simulações, o desenvolvimento de grandes exercícios de segurança de dados pode revelar-se mais difícil do que exercícios de segurança tradicionais. Se defendemos que uma definição de Big Data pode ser desenvolvida e universalmente aceita, ainda vemos obstáculos a superar. Atualmente, os alunos trabalham com detecção de intrusão e prevenção de perda de dados, mas não em um ambiente de Big Data. E podemos constatar, eles realmente não estão preparados para lidar com a enorme quantidade de dados que chegam a partir de dispositivos de segurança, monitoramento de rede e monitores de perda de dados. Experimentos de laboratório precisam ser cuidadosamente e trabalhados para não sobrecarregar os alunos, mas também proporcionar a aparência de big data.

Sem dados significativos 
Infelizmente, o acesso aos dados reais e significativos é difícil no ensino superior. Não se pode ter acesso a Big Datas reais, porque, em muitos casos, é privado. Precisamos desenvolver um exemplo de conjuntos de Big Data em que os tipos de dados correspondem a diferentes setores de dados. Este é um lugar perfeito para a Faculdade desenvolver com a parceria de indústrias verticais ou grupos comerciais da indústria, fontes de dados. E, os educadores precisam ser inovadores na combinação de nuvem e grandes conceitos de segurança de dados e incentivar os alunos a pensar sobre estes temas.
Então, o que podemos realisticamente esperar realizar na área da educação em segurança de Big Data? Esperamos que os educadores possam ajudar os alunos a aprender os fundamentos necessários para se adaptar às ameaças sempre em mudança e tecnologias. Enquanto hoje os temas atuais são Big Data e segurança na nuvem, os tópicos de amanhã são desconhecidos. Os educadores precisam incluir os temas de segurança mais recentes e questões como Big Data e segurança na nuvem para os alunos. No entanto, também devem se esforçar para educar os alunos para que eles possam se adaptar às mudanças, uma vez que deixem as salas de aula.

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