De acordo com as ultimas pesquisas, o porcentual de crescimento caiu 17% em 2011 para 7% em 2012 e a expectativa para o mercado de BI não deverá crescer mais que 10% até 2016.
O cenário brasileiro apresenta empresas que ainda não sabem dos reais benefícios do Big Data, além disso, há uma falta de entendimento geral sobre o conceito de ferramentas para análise voltadas para o Big Data e uma falta de soluções especificas para diferentes áreas do negócio.
Os CIOs ainda contam e insistem nas soluções oferecidas por fornecedores de Analytics que poderão até seguir comprando para conseguir entregar informações sobre as áreas financeiras, mas se buscam algo mais especifico e inovador, precisam buscar nas Start-Ups.
Muitas empresas ainda usam ferramentas de fornecedores tradicionais de BI para gerar relatórios financeiros e este mercado no momento esta "Flat", isto é, com uma tendência muito forte de cair diante dos novos desafios. Apesar de tudo isto, existe uma lacuna a ser preenchida para poder atender a verticais especificas, como por exemplo, os departamentos de Marketing ou soluções especificas para a área.
O mercado atualmente passa por um momento de ajuste que deverá impactar o que é ofertado, pois as soluções que existem hoje não atendem as necessidades, com isso, haverá um ajuste no tipo de ferramentas que já estão em uso para contudo atender as demandas de análise do Big Data.
Nenhum comentário:
Postar um comentário