segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

UTILIZANDO O BIG DATA COMO "SOLUÇÃO TECNOLÓGICA"

Big Data é o conjunto de soluções tecnológicas capazes de lidar com o volume de dados digitais em uma velocidade inédita hoje. Na prática, a tecnologia nos permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, o que é fundamental para a tomada de decisões.

A grande novidade de soluções de Big Data é a capacidade de lidar também com os chamados dados não estruturados, que, tanto quanto sabemos, só podia ser entendido por pessoas. Estamos falando de tweets, posts no Facebook , vídeos, Geolocalização e registros de comportamentos dos clientes que dependem de um contexto de ter significado.

Esses dados não estruturados representam mais de 85% das informações com as quais as empresas lidam hoje. De acordo com especialistas , o mercado de Big Data crescerá quase 40 % até 2015. A quantidade global de dados digitais vai crescer para 7,9 zettabytes 2015 e, portanto, no máximo três anos, todas as informações do mundo podem ser armazenados em 493.000.000.000 Ipads .

Para entender melhor , compare :

1 Zettabyte é igual a 1.000.000.000.000.000.000.000 bytes

1 Gigabyte é igual a um bilhão de bytes

Como esta tecnologia já está sendo usada ? Aqui estão alguns exemplos :

O satélite da empresa SkyBox tira fotos e vende aos seus clientes informações em tempo real sobre vagas disponíveis de um estacionamento em uma determinada cidade, em um determinado período de tempo ou até mesmo quantos navios estão ancorados no mundo agora.

Com o projeto Global Pulse , a ONU vai usar um programa que decifra a linguagem humana através da análise de textos de mensagens e posts com a intenção de prever o aumento do desemprego , o abrandamento econômico e até mesmo surtos de doenças.

O Dollar General,  grande varejista dos USA, monitora em tempo real todas as combinações de produtos que os clientes colocam em carrinhos de compras. Além de ganhar eficácia , acabou descobrindo curiosidades , tais como: Quem bebe Gatorade é mais propensos a comprar também laxantes.

A Sprint Nextel pulou da última para a primeira posição no ranking de satisfação entre os usuários de telefone celular nos EUA depois de integrar os dados de todos os seus canais de relacionamento, diminuindo pela metade os gastos com Call Center .

Durante o terremoto no Haiti , pesquisadores americanos perceberam antes de todos a diáspora do Porto Príncipe através de geolocalização de dados de 2 milhões de cartões SIM telefones , facilitando o trabalho das equipes de resgate e ajuda humanitária.

Um Hospital , no Canadá utilizou a tecnologia da IBM e da Universidade de Ontário para monitorar em dezenas de indicadores de saúde em tempo real para os bebês prematuros, possibilitando aos médicos antecipar ameaças às vidas das crianças .

Em busca dos melhores lugares para instalar turbinas eólicas , a empresa dinamarquesa Vestas Wind analisou Petabytes de dados climáticos, tais como o nível das marés , mapas de desmatamento , etc . O que levaria semanas para ser feito apenas levou algumas horas .

Depois destes exemplos , podemos dizer que o Big Data é a base para a criação de novos níveis de valor do negócio. Com o armazenamento , análise lógica e aplicações integradas , o Big Data ajuda a eficiência da unidade e qualidade de produtos e serviços personalizados, produzindo níveis mais elevados de satisfação e experiência do cliente.

Com Big Data , o maior obstáculo não é alcançar o sucesso. A dificuldade está em fazer as pessoas acreditarem em Big Data , confiar na tendência. E não apenas contar com os dados em si , está contando com o que pode ser feito com os dados.

Mesmo uma pequena fatia do que a informação tem um valor imenso intrínseco. O que mais contribui para o negócio como um todo são as correlações para fornecer insights , perspectivas e significados , a partir de uma certa fração da informação.

No entanto, não é fácil fazer os executivos terem percepções reais com modelos de Big Data . Ainda confiam mesmo em dados baseados na experiência e na própria intuição ou o problema é a informação em si? Digamos que o problema aqui é o mesmo enfrentado pela HP em convencer os comerciantes a utilizar suas calculadoras e eixar de lado o papel e lápis para fazer suas contas.

Projetos de Big Data em paralelo com os métodos tradicionais , tais como ferramentas de inteligência de negócios valem a pena , mesmo com o método tradicional de tomada de decisões sobre a adrenalina. Líderes não vão desistir das técnicas familiares , de repente assumir " ok , contamos com os dados agora ."

Você tem que provar-lhes o valor , enquanto eles continuam a operar dentro dos parâmetros convencionais.

Análise de Dados Big é como uma exploração . Você pode encontrar o valor em áreas totalmente inesperados. Por exemplo , a Intel iniciou a exploração de padrões de compra nas operações de seus revendedores para identificar quais eram os parceiros com melhor desempenho.
Quando a empresa começou a correlacionar revendas entre diferentes regiões , padrões interessantes surgiram e permitiu assim que os executivos pudessem recomendar novos produtos e identificar novos canais a serem alcançados.

Portanto, você precisa ser flexível sobre a metodologia e as ferramentas, pois ainda estão em estágios iniciais, assim você não vai ter a mesma coisa no ano após ano. Você precisa ser flexível na sua implementação , atualização e investimento é fundamental.

Por vezes , o processo é complicado . Nesses momentos , você precisa se concentrar em resultados. Os métodos e ferramentas para facilitar a análise de dados com eficiência ainda não estão disponíveis . No caso da Intel , utilizando as mais recentes ferramentas nos permitiu analisar os dados de grandes dados históricos de testes que por sua vez permitiu a seleção de métodos de validação com o melhor retorno sobre o investimento. O resultado foi uma redução no tempo de validação de 25% , o que contribuiu para levar produtos ao mercado mais rapidamente.

Conquistar a confiança no Big Data leva tempo. Você pode levar até seis meses só para provar um primeiro caso dentro da empresa , como no caso da Intel. 

Em breve o Big Data não irá apenas mudar a forma de se fazer negócios , mas também vai tornar-se um parceiro estratégico confiável para as empresas que quebrarem paradigmas e conceitos ultrapassados e aderirem a todo o universo de possibilidades que se abre diante de seus olhos.

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